plano de fundo_edited_edited.png
LOGO CAF.png

Somos o primeiro clube de veículo antigos de Sergipe, composto por veículos com no minimo 30 anos de fabricação. Temos como objetivos manter e cultuar a história automobilística nacional, através do movimento cultural antigomobilismo; realizar exposições e atividades com os carros clássicos, em configuração de museu itinerante, fomentando e promovendo a cultura local, associando nosso movimento a monumentos, pontos históricos e turísticos do Estado de Sergipe. Nossas ações não possuem fins lucrativos. Temos o compromisso social de estarmos engajados em ações sustentáveis, beneficentes e humanitárias, em um clima fraterno e ético.

O movimento antigombilista sergipano acontece há muitos anos em nosso Estado, porém tenha se mostrado de forma isolada e tímida, muitas vezes através de reuniões esporádicas ou informais, com o intuito de reunir aficionados por carros antigos, acontecendo em estacionamentos de supermercados, e na Orla de Atalaia e em outros locais.

Contudo, o ano de 2011 marca uma virada nesse movimento, quando um trio de amigos que possuíam carros antigos, decidiu realizar um encontro no farol Continguiba, um antigo farol revitalizado naquele ano. Era 06 de setembro de 2011, três carros antigos, e a troca de informações, experiências e histórias com aqueles veículos inaugurava o grupo “Antigos do Farol”, referência ao farol acima citado.

Encontros esporádicos passaram a acontecer, e outros aficionados concentraram-se em volta do icônico farol que passou a ser o símbolo de um movimento. Contudo, a exposição dos belos exemplares do automobilismo nacional chamou a atenção da população e esses entusiastas decidiram “oficializar” os encontros, tendo o farol como referência e logotipo do grupo, realizando a primeira exposição oficial em 07 de dezembro de 2013. A partir dali o movimento começou a crescer, uma diretoria foi formada para gerenciar as ações e os encontros passaram a acontecer mensalmente, no primeiro do domingo de cada mês.

Assim vieram os primeiros convites para expor em shoppings, carreatas foram realizadas e foi criado um site para divulgar os encontros e atividades, além de cadastrar e chamar novos adeptos.

Com o advento dos aplicativos de mensagens para celular e utilizando as mídias sociais, além do site, novos membros foram adicionados, chegando a conter mais de 100 cadastrados. Foi então que os fundadores do Antigos do Farol decidiram buscar novos rumos, inaugurando o site memorauto.com, passando a administração do grupo para uma nova gestão que o rebatizou em agosto de 2014 com o nome “Confraria Antigos do Farol”, com o mesmo objetivo de cultivar e cultuar a história do automobilismo nacional e mundial através de clássicos da indústria automotiva.

Mas o grupo queria mais, o farol já se mostrava pequeno para atender às demandas crescentes das exposições, nomeadas de EXPOCAFs. E já se iniciava a ideia de mudar de local para agregar mais e dar maior visibilidade aos carros expostos. Com novas ideias, a nova gestão inicia o ano de 2015 ganhando visibilidade na mídia, realizando a 1ª carreata em comemoração ao dia nacional do fusca, em 20 de janeiro daquele ano e a carreata de comemoração ao aniversário da cidade de Aracaju, passeando pelos monumentos históricos da capital sergipana.

As exposições continuavam a acontecer, agregando novos aficionados e entusiastas, e novamente, diante da crescente necessidade de uma estrutura melhor para expor os carros e para os visitantes, tomou-se a iniciativa de mudar de local, passando assim a realizar a partir de julho daquele ano, as exposições no estacionamento do Oceanário, na Orla de Atalaia. O sucesso foi imediato, e os primeiros domingos do mês mudaram a paisagem daquele ponto turístico, com um número cada vez maior de turistas e visitantes. Essa mudança fez com que as EXPOCAFs chegassem ao auge, com média de público e expositores em lotação máxima para o local.

Em agosto de 2015, uma nova configuração administrativa da confraria acontece, e uma nova equipe assume as funções gerenciais do grupo, promovendo ainda mais, na grande mídia o movimento antigomobilista. Novos parceiros e patrocinadores agregaram-se ao projeto, possibilitando uma guinada nas ações da confraria no cenário local e no nordeste. Os convites para os carros da confraria participarem de eventos, festa e feiras temáticas se tornavam cada vez mais frequentes e a ousadia que define a atual diretoria pedia por novos rumos para o movimento, pois gerenciar as ações com recursos escassos, não possibilitava alcançar uma melhor qualidade para os serviços prestados aos associados.

Desse modo, após a comemoração dos quatro anos do nascimento do “Antigos do Farol” e a realização de 20 EXPOCAFs, que aconteceu em clima de festa e homenagem aos seus fundadores e entusiastas mais antigos, foi fundado em 23 de outubro de 2015 o Clube de Veículos Antigos de Sergipe-Antigos do Farol (CAF).

A formalização do primeiro clube de veículos antigos de Sergipe proporcionou o reconhecimento de outros clubes do nordesde e da Federação Brasileira de Veículos Antigos (FBVA), o que possibiltou a filiação do CAF a esta Federação em 21 de maio de 2016.

A partir deste ponto, o CAF passa a figurar no cenário nacional, representando o movimento antigomobilista sergipano no Brasil, estando inclusive a partir de então, autorizado a emitir Placa Preta para os veículos que possuam os requisitos para tal emplacamento especial.

Atualmente o clube conta com aproximadamente 95 cadastrados, sendo destes, 83 expositores, proprietários e entusiastas do universo automotivo clássico. O movimento antigomobilista mudou e continuará mudando, crescendo, não por modismo, mas pela paixão que uniu homem e carro desde o início do século XX com o surgimento do primeiro automóvel, e que ultrapassa gerações, carregando em cada carro antigo, memórias e vivências prazerosas de momentos felizes de nossas vidas.